INSTRUÇÕES PARA SUBMISSÃO DE TRABALHOS – LEIA ATENTAMENTE

  1. Confecção e formatação dos resumos

1.1 Os resumos somente serão aceitos pelo Comitê Científico se cumprirem rigorosamente a estrutura proposta pelo edital, no qual exige-se que todos os textos e arquivos referentes aos trabalhos estejam no formato da ABNT. Os trabalhos aprovados nesse aspecto serão encaminhados para a Comissão Examinadora composta por professores/pesquisadores especialistas. O julgamento e seleção dos trabalhos, avaliando conteúdo, relevância e qualidade de apresentação do assunto é de responsabilidade integral da Comissão Científica do evento.

Tema livre – oral:

  • Resumo submetido com o limite máximo de 3.000 caracteres, sem contar o título, o nome dos autores e a instituição, em português ou inglês.

1) Título de no máximo 15 palavras;

2) Introdução – breve descrição do problema estudado;

3) Objetivo – objetivo da pesquisa ressaltando sua motivação;

4) Método – descrever sucintamente o material avaliado e o método empregado em sua avaliação;

5) Resultados e discussão – descrever os achados relevantes com dados estatísticos e com a respectiva significância (não é suficiente afirmar que os resultados serão discutidos posteriormente);

6) Conclusões – ressaltar as principais conclusões do estudo e, perspectivas futuras, caso houver;

7) No mínimo 03 (três) descritores (palavras-chave)

8) O (A) apresentador (a) terá 10 (dez) minutos para realizar a sua apresentação oral;

9) O (A) apresentador (a) deverá comparecer à sala de apresentações pelo menos 30 minutos antes do horário da apresentação para depositar o arquivo salvo em .pptx junto à Comissão Organizadora do evento;

10) Todos os apresentadores deverão estar presentes durante todo o período de apresentação oral da sua respectiva sessão de apresentações orais, caso contrário, seu trabalho não concorrerá à premiação.

Tema livre – pôster:

 Categorias: Pesquisa Clínica, Pesquisa experimental, Projeto de extensão acadêmica, Revisão Bibliográfica.

  • Resumo submetido com o máximo limite máximo de 3.000 caracteres, sem contar o título, o nome dos autores e a instituição, em português.

1) Título de no máximo 15 palavras;

2) Introdução – informar a motivação para o relato do caso e/ou as bases do tema apresentado;

3) Objetivo – descrever de forma clara e direta;

4) Resultados e Discussão – informar a importância do tema apresentado comparando seus achados com dados da literatura médica atual.

5) Conclusões – ressaltar as principais conclusões do estudo e, perspectivas futuras, caso houver;

6) No mínimo 03 (três) descritores (palavras-chave)

  • Para categorias: Estudo Observacional ou Relato de Caso:

1) Descrever o caso numa sequência lógica de eventos diagnósticos e terapêuticos;

2) Descrever onde o estudo foi realizado, citando departamentos, clínicas, enfermarias entre outros; assim como, hospitais e instituições onde o caso foi observado;

3) Ressaltar a importância deste relato para a formação acadêmica e/ou contribuição para a comunidade científica como conclusão do trabalho;

A data limite para o envio dos trabalhos 07/08/2024.

1.2 As pesquisas com seres humanos ou animais devem ser previamente aprovadas pelo Comitê de Ética em Pesquisa, a saber – em seres humanos, de acordo com a Resolução no 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde – ou de Experimentação animal, Lei nº 11.794/2008 do Gabinete da República – e esta aprovação deve ser declarada no resumo no item Métodos;

1.3 Os trabalhos aprovados não serão corrigidos pelo Comitê Científico ou pela Comissão Examinadora e deverão ser publicados exatamente na forma como submetidos, sendo de exclusiva responsabilidade dos autores a correta redação.

1.4 Os resumos não devem conter tabelas, imagens ou gráficos.

1.5 Os trabalhos e todos os meios de comunicação deverão ser feitos pelo e-mail: trabalhos@congressodemedicina.com.br

2 Formatação geral do pôster

  • Fonte: Arial (tamanho mínimo 18 – dezoito)
  • Título centralizado e em negrito;
  • Autores e filiação: Máximo de 07 (sete) autores, contando com o professor orientador; SOBRENOME (em letras maiúsculas), seguido das iniciais do nome em letras maiúsculas sem pontos entre as iniciais.
  • Recomenda-se também que contenha, em letras menores, o endereço eletrônico do autor responsável pela apresentação, seja ela em quaisquer uma das formas tanto para apresentação de pôsteres quanto para a apresentação oral.

3 Apresentação

3.1 A fabricação dos pôsteres é de responsabilidade dos autores do trabalho, e deve ser em forma retangular de 90 cm de largura por 120 cm de altura, com cores e estilos segundo a necessidade ou o desejo dos mesmos;

3.2 O Comitê organizador não se responsabiliza pela impressão, danos, extravios, desaparecimento ou qualquer outro imprevisto que venha a ocorrer com os pôsteres ou outros materiais;

3.3 É vedada a manifestação dos demais autores e/ou orientadores antes, durante ou após a apresentação do trabalho, ficando a cargo única e exclusivamente do apresentador esclarecer os questionamentos do público e aos docentes avaliadores;

3.4 A cronometragem da apresentação é de responsabilidade do Comitê Organizador, que observará o limite de tempo de 05 (cinco) minutos para apresentação e 02 (dois) minutos para discussão. Ao fim do tempo de apresentação, a Comitê Organizador pode interromper a apresentação e passar a palavra aos docentes avaliadores;

3.5 Cada trabalho na forma de apresentação oral, pôster não relato de caso e pôster relato de caso, será avaliado por 02 (dois) avaliadores previamente selecionados que irão calcular a média da nota destes para fins de classificação;

3.6 A fixação e retirada de Pôsteres:

  • Os pôsteres selecionados para participação no evento deverão ser afixados em painéis pelos próprios autores, no início do evento. A organização é responsável por fornecer e indicar os painéis por meio de numeração na data do evento;
  • Pelo menos um dos autores deverá estar presente no local da exposição dos pôsteres nos períodos programados para a sua apresentação (informados posteriormente). A ausência dos autores no momento da apresentação inviabiliza a avaliação e entrega do certificado de apresentação;
  • Os pôsteres deverão ser retirados pelos autores ao final do evento, após a Sessão de Encerramento.

4 Apresentação Oral

4.1 O apresentador deverá estar presente no local do Congresso com, no mínimo, 30 minutos de antecedência para o início previsto da sessão em que ocorrerá sua apresentação. Deverá assinar frequência e entregar o material em pen-drive na secretaria do evento. Não serão aceitas quaisquer outras mídias flash;

4.2 A apresentação será feita sob forma de exibição de slides digitais, através de arquivo de extensão *.PPTX – outros formatos não serão aceitos. É dever da Comissão Organizadora fornecer computador e projetor compatível para apresentação em .PPTX;

4.3 O primeiro slide deve conter o título (deve ser idêntico ao resumo), subtítulo (se houver), nome completo dos autores, bem como instituições envolvidas, cidade e Estado e suas respectivas afiliações. O nome do apresentador deve vir sublinhado e em negrito;

4.4 A cronometragem da apresentação é de responsabilidade da Comissão Organizadora, que observará o limite de tempo de 10 (dez) minutos para apresentação e 5 (cinco) minutos para discussão. Ao fim do tempo limite, a Comissão Organizadora pode interromper a apresentação e passar a palavra à Comissão Examinadora, que será composta por 2 (dois) docentes pesquisadores, calculado a média da nota destes para fins de classificação;

4.5 No caso de apresentação oral e/ou em vídeo o apresentador deve ser, obrigatoriamente um dos autores ou coautores, nunca o professor orientador.

5 Da seleção e aprovação de trabalhos

Todos os resumos que estiverem de acordo com este regulamento serão avaliados pela Comissão Examinadora de forma anônima e secreta, com base nos seguintes critérios:

  • Originalidade e relevância;
  • Qualidade do delineamento / pacientes e métodos;
  • Qualidade e clareza dos resultados apresentados;
  • Adequação do texto no que tange a correlação entre os objetivos, resultados e conclusões do resumo.

5.1 Os trabalhos selecionados poderão ser divulgados e publicados através dos canais oficiais do Congresso de Medicina do Estilo de Vida – Phorte e Anais do Congresso.

5.2 Todos os trabalhos selecionados devem ser apresentados pelos autores indicados no momento da inscrição, e devem ser apresentados no momento estipulado pela comissão organizadora.

5.3 O autor/apresentador do trabalho selecionado que não tenha inscrição gerada e paga no congresso terá seu certificado retido e o seu trabalho retirado das publicações oficiais.

6 Dos critérios de avaliação

6.1 A Nota da Seleção (NS) inclui os seguintes aspectos: Redação do resumo e adequação às normas dispostas no presente edital; Relevância do trabalho na sociedade; Originalidade; Importância científica e potencial de aplicabilidade dos dados apresentados; Emprego de metodologia científica na elaboração do trabalho; Correlação entre os objetivos, resultados e conclusões; Qualidade e clareza dos resultados apresentados;

6.2 A Nota de Apresentação (NA) inclui os seguintes aspectos: Relevância do trabalho na sociedade; Importância científica do trabalho; Emprego de metodologia científica na apresentação; Correlação entre os objetivos, resultados e conclusões; Qualidade e clareza dos resultados apresentados; Coerência entre a apresentação e o resumo do trabalho; Didática e domínio do assunto pelo apresentador; Cumprimento do tempo de apresentação;

6.3 Os apresentadores sofrerão Penalidades (P) nas seguintes situações: Desrespeito ao tempo de apresentação (redução de 5% da nota); Atraso no dia da apresentação (redução de 10% da nota); Desrespeito às normas de confecção do pôster (redução de 10% da nota);

6.4 Os docentes integrantes da Comissão Examinadora que estejam orientando o trabalho a ser apresentado, seja na categoria oral, pôster ou vídeo, será substituído por outro docente igualmente capacitado para avaliação;

6.5 Os nomes da Comissão Examinadora serão divulgados na mesma data de divulgação dos trabalhos selecionados;

6.6 Os trabalhos serão avaliados por formulário padronizado, com escore para cada um dos itens de avaliação;

7 Premiação

7.1 Os trabalhos apresentados serão classificados em primeiro, segundo e terceiro lugares em cada um dos formatos.

7.2 Somente os 2 (dois) melhores trabalhos no formato apresentação oral e pôster, serão premiados e receberão um certificado de Menção Honrosa. Os demais receberão apenas o certificado de apresentação;

7.3 Os prêmios serão divulgados até dia 24/08/2024 no site do evento:

8 Certificação

8.1 Todos os trabalhos aceitos serão publicados no Caderno dos Anais do Congresso de Medicina do Estilo de Vida – Phorte

8.2 Serão emitidos certificados de apresentação para os autores e coautores dos trabalhos;

8.3 Os autores dos trabalhos receberão o certificado via e-mail, disponibilizado no ato da inscrição. Ou os certificados estarão disponíveis em até 10 dias no site do congresso após o término do evento. Será fornecido APENAS UM certificado por trabalho, em nome do AUTORRELATOR (apresentador), citando o nome do trabalho, a forma de apresentação, o sobrenome e as iniciais dos demais autores.

9.Considerações finais

9.1 Os inscritos no congresso, bem como o Comitê Científico, a Comissão Organizadora e a Comissão Examinadora declaram estar cientes do presente edital assumindo todas as responsabilidades legais, que todas as informações fornecidas, tal como o conteúdo do trabalho inscrito são verdadeiras e originais.

9.2 Não haverá ressarcimento do valor da inscrição.